quarta-feira, 30 de julho de 2008

Jornal Animal

Acompanhe todas as noticias dos Pit Bulls e Rottweilers aqui no Jornal Animal

terça-feira, 29 de julho de 2008

História da Raça PitBull




O American PitBull Terrier foi uma raça desenvolvida no começo do século XIX na Europa pelos ingleses. O primeiro PitBull surgiu do cruzamento do antigo Bulldog Inglês com o já extinto Terrier Inglês (muito assemelhado com o atual Jack Russel Terrier), com muita agilidade e força física. Selecionado por sua força e combate, o PitBull foi levado para a região Oeste dos Estados Unidos, onde começou a ser desenvolvida a raça com mais intensidade no formato atual. A partir daí eles passaram a ser usados em esportes sangrentos, inicialmente lutas com ursos ou touros e depois lutas somente entre cães.

Em 1835, com a proibição das rinhas, tiveram que fazer uma nova seleção de cães retirando da reprodução os agressivos e selecionando os exemplares com temperamento equilibrado. Em 1898 o United Kennel Club (UKC) reconheceu o primeiro exemplar da raça e em 1909 foi fundado nos Estados Unidos a ADBA (American Dog Breeders Association), uma associação exclusiva de criadores da raça PitBull.

Ambas na medida do possível tentam manter o PitBull no formato original com a incomparável determinação (Gameness) que é uma das principais características da raça, seguido de força muscular, agilidade e resistência.

Sua força é desenvolvida tanto para deslocamentos horizontais como corridas, quanto verticais como saltos e escaladas em árvores. Possui grande resistência orgânica e raramente fica doente.

É capaz de correr durante muito tempo sem se cansar e é tão determinado que quando tem uma tarefa a cumprir raramente desiste. Quanto ao temperamento, é um cão inteligente, fiel ao dono e dócil quando bem tratado por quem o adquire.

Para adquirir um exemplar desta raça, o novo dono deve saber de início que por ser um cão atleta nato, necessita de bastante exercício, devendo ser treinado e socializado desde filhote.

Quando confinado em um espaço muito pequeno nasce a depressão de isolamento que pode gerar problemas no temperamento do cão. O temperamento de qualquer cão divide-se em dois tópicos, o instinto que é a aptidão do cão para algumas funções como caçar, pastoreio, guarda, etc e o comportamento que são as atitudes de personalidade dele que são adquiridas no meio onde ele vive. Portanto deve-se saber que o PitBull tem o instinto para atividades de resistência (esportes por ex.), usado erroneamente por pessoas cruéis naquela época em rinhas; e caça de pequenos animais herdados de seus ancestrais terriers.

Muitas vezes a culpa de um cão ficar agressivo é do próprio dono que não sabe lidar com o animal, o ser vivo que convive com ele dentro de casa. Assim, quem leva um pit para apartamento, já deve se preparar para incluir pelo menos 1 hora diária de passeios com exercícios.

Hoje o PitBull pode se adaptar a qualquer atividade sadia que não seja a rinha, como por exemplo os esportes radicais, provas de trabalho com tração, Agility e até as exposições de beleza. A rinha é classificada como Crime de crueldade aos animais (art. 32 da Lei 9.605/98) com pena de 3 meses a 1 ano de detenção e multa.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

História da Raça Rottweiler





Sabe-se que a raça origina-se da Roma antiga onde desempenhava a função de boiadeiro de tribos indígenas. Os cães foram usados para conduzir o gado, que serviria de alimento aos soldados, durante a expedição de conquista do exército romano a um local chamado " ARAÉ FLAVIAE " , que corresponde a uma região do sul da Alemanha, aproximadamente em 74 DC.

Nesta ocasião também ter-se-ia descoberto as qualidades de guarda, pois a eles era acumulada a tarefa de vigiar os suprimentos durante a noite.

Cerca de 260 DC , os Swabianos deslojaram os Romanos da cidade acima, tomando conhecimento da raça e mantendo a utilização dos cães boiadeiros. Descobriu-se também, antecessores do Rottweiler nos séculos III e IV como companheiro e protetor do homem. Em torno de 700 DC o Duque local construiu uma igreja cristã no local de uma antiga Termas Romana. Em escavações recentes foram encontradas telhas, em terracota vermelha, típicas das antigas vilas Romanas. Para diferenciar de outras cidades , os arqueólogos denominaram o local de "Das Rote Wil" ( A telha vermelha ), denominação essa que é conhecida como sendo a origem da atual Rottweil.

A cidade de Rottweil , no estado de Wurttemberg, ao sul da Alemanha, era o local onde Metzgerhund ( cão de açougueiro ), como era conhecido, aparecia com maior frequência. A hegemonia de Rottweil como um centro de cultura e comércio consolidou-se em meados do século XII. Os descendentes dos cães pastores romanos trabalharam no auxílio do comércio de gado até meados do século XIX, quando a utilização de cães para conduzir gado tornou-se fora da lei. Nessa época, as tarefas do Metzgerhund mudaram para cão de tração, tendo sido utilizado como tal até ser substituído pelo jumento quando surgiram as rodovias.

Era conhecido, então, como cão de açougueiro de Rottweil, mais tarde, abreviando, foi chamado " o cão de Rottweil " como é conhecido até hoje. Em alemão: Rottweiler

Esses cães pertenciam a classes trabalhadoras que tinham grande dificuldades para alimentá-los. Como sua função havia sido severamente reduzida e ele era grande demais para ser usado como cão de companhia, a raça começou a passar por grandes dificuldades.

O número de Rottweilers declinou tão radicalmente que em 1892 a exposição de HEILBRONN, na Alemanha, registrou somente um pobre exemplar da criação presente. Os anais da cinologia não fazem referência da criação até 1901 quando foi formado o LEONBERGER KLUB que teve vida curta, porém notável, pois pela primeira vez foi descrito o Rottweiler em forma de padrão de raça. Nessa época foram iniciados os primeiros movimentos para sua utilização no serviço policial.

Graças a sua prodigiosa inteligência, caráter firme, temperamento forte e coragem frente ao perigo, além das qualidades físicas, tornou-se um dos cães ideais para tal serviço.

Em 14 de agosto de 1921 foi fundado o Algemelner Deutscher Rottweiler Klub e.V. ( ADRK ). Finalmente, em 1924, o ADRK publicou o primeiro Zuchtbuch ( Stud Book ) da raça.

Nos pensamentos das pessoas o Rottweiler é um cachorro bravo e perigoso, mais o Rottweiler é um cão feito para atacar na sua própria defesa, são raros os casos de ataques da especie.

Você quer criar um Rottweiler? Mais tem medo que ele sejá agressivo?
Com Rottweiller você tem que ter um cuidado diferente de outros cachorros, nada muito trabalhoso, você apenas tem que mostrar para ele que tem autoridade sobre ele e nao demonstre medo isso faz com que o Rottweiler se sinta o lider. Se você quer que o seu Rottweiller seje bravo deixe ele preso o maior tempo possivel, isso irá fazer com que seu cão seje bravo, mais se você quiser o seu Rottweiler manso ponha autoridade e de muito carinho se possivel isso pode funcionar como um mimo e irá fazer com que cada gesto seu seje um aviso do que pode e do que não pode.

Acompanhe o treinamento de adestração de um Rottweiler